domingo, 6 de setembro de 2009

Água-Marinha


Do lado esquerdo da tela, água-marinha com lapidação cabochão oval, em foto do site Companhia das Gemas. Do lado direito, água-marinha lapidada para anel, em foto da Joalheria H. Stern.

É do grupo ou da família do Berilo, de cor azul-pálida, azul-esverdeado ao azul-forte, mas tem tonalidade clara, geralmente. Há mais de 35 tons de azul de águas-marinhas.

A substância corante é o ferro. Encontra-se em pegmatitos e em placers. É frequente comercializada sob o nome de água-marinha de Madagascar. Existe também a água-marinha olho-de-gato.

Pedra símbolo da juventude eterna...

• Através dos séculos tem sido conhecida como a “Pedra dos Marinheiros”, e possui a capacidade de proteger os viajantes, e particularmente a todo tipo de viagem por mar ou ar.
• No passado era utilizada para a confecção de armação de óculos, que surtiam nas pessoas um efeito tranquilizador.
• Na Idade Média acreditava-se que atuava como tônico. Supunha-se que atraía a ajuda e proteção dos espíritos da luz e da sabedoria.
• Atualmente é considerada benéfica para proporcionar calma, facilitar a comunicação e o diálogo, devido a sua cor estar relacionada com o chackra laríngeo.
• A maior água-marinha com qualidades para ser lapidada foi encontrada em Marambaia, Minas Gerais (Brasil). Pesava 110,5 Kg, media 48,5 cm de comprimento e 41 cm de diâmetro. A partir dela foram lapidadas pedras de menor tamanho.

Abaixo, série “Pedras Brasileiras – Portucale77” emitida em 19/11/1977 para comemorar a exposição filatélica ocorrida na cidade do Porto – Portugal... Os 3 selos com valor facial de R$1,30 cada, mostram: Topázio, Esmeralda e Água-marinha. RHM: C-1016/C-1018.



Localidades: Brasil, República de Madagascar, África do Sul e EUA. Pelo menos 90% da produção mundial dessa gema é brasileira. Os estados produtores são Minas Gerais, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Bahia.

Analogias: Energia: receptiva. Planeta: Lua. Chakras: laríngeo, plexo solar. Signo: Escorpião, Aquário. Tarô: O Enforcado.

É a pedra dos videntes e dos místicos de alma pura que sentem tudo, dá clareza e visão mental e dá onisciência. É boa para os olhos. Recomenda-se seu uso perto do coração para assim influenciar o plexo solar.

Quem a possui torna-se jovem e corajoso, com um coração verdadeiro e quente, ama a família e amigos e participa de um casamento feliz. Auxilia contra dores nervosas, perturbações glandulares, problemas com o pescoço, o queixo e a garganta, contra dores de dente, tosse e estômago.

Protege os marinheiros, pois foi muito usada como amuleto entre os navegadores.

Aumenta o poder psíquico. Suaviza e acalma os problemas emocionais. Nos relacionamentos traz paz, alegria e felicidade. Reduz os temores.

0 comentários: