domingo, 6 de setembro de 2009

Calcedônia e Cornalina

Calcedônia: gema citada na Bíblia (Apocalípse 21:1-27 e 22:1-5).

Cornalina: gema citada na Bíblia (Revelação 21:20).

É formada por finas fibras de quartzo. É sempre algo porosa (daí ser tingida), coloração muito diversificada causada pela variada mistura de inclusões. Encontra-se formando camadas concrecionadas ou preenchendo cavidades.

Variedades:

• cornalina (vermelho acastanhada)

• sardo (pardo-avermelhada)

• heliotrópio ou jaspe de sangue (verde com pontos vermelhos)

A azurlita é um sinônimo de azurcalcedônia, de uso não recomendável. A azurcalcedônia é uma variedade gemológica de calcedônia de cor azul devida à presença de crisocola (outro mineral de cobre).

Uma variedade da calcedônia, é conhecida desde a antiguidade. Os egípcios a usavam como uma pedra de proteção, muitos acreditavam que ao transportá-la expulsava o medo e trazia coragem.

Localidades: Brasil, Uruguai, Índia, República de Madagascar.

Analogias:

Calcedônia

É usada depois de uma viagem ou trabalho cansativo e após as doenças. Deve ser guardada em uma caixa de madeira com ramos secos de acelga, anis ou margarida.

Cornalina

De cor vermelho-acastanhada, é boa para pessoas distraídas ou desconcentradas, ajuda a fixar a mente no momento presente. Útil em casos de impotência ou fraqueza sexual. Deve ser utilizada pelos tímidos ou faltos de coragem, para declarações amorosas ou pedidos em geral. Fortalece a voz e a autoconfiança. Acalma a raiva, o ciúme, a inveja, o ódio e a depressão. Promove paz e harmonia. Abre o chakra cardíaco.

Objetivo: proteção, coragem e paz.

Energia: projetiva.

Planeta: Sol.

Elemento: fogo.

Signo: Leão.

Chakras: esplênico, plexo solar.

Tarô: A Força.

0 comentários: